segunda-feira, 28 de junho de 2010

ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA!!!

ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA
1-A escrita das palavras com o uso do G: Ge, GI, GUE, GUI
Leia as quadrinhas populares a seguir.

PREGUIÇA, QUERES MINGAU?
__QUERO SIM, SE ESTIVER BOM.
ENTÃO PODES VIR BUSCAR,
__ASSIM EU NÃO QUERO NÃO!

EU QUERIA, ELA QUERIA
EU PEDIA, ELA NEGAVA
EU CHEGAVA, ELA FUGIA
EU FUGIA, ELA CHORAVA.
Professor: explica à classe que uma quadrinha é uma estrofe de quatro versos que rimam entre si. Ricardo de Azevedo. Armazém do folclore. São Paulo: Ática, 2000
a)Escreva abaixo as palavras escritas com g e grife as sílabas em que essa letra aparece.

b)Agora responda: qual dessas palavras é escrita com g, mas é pronunciada com o som de j? Separe no quadro abaixo.
Com o som de g Com o som de j

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______________________ ________________________
______________________ ________________________

2- Leia em voz alta as palavras dos retângulos azuis e depois as dos amarelos.
a)Qual a diferença entre o som do g das palavras dos retângulos amarelo e azul?
gemido preguiça longe girafa guiar
guilhotina girassol manguezal mágico figueira
foguete sangue tigela caranguejo geladeira
fugir esguicho ginástica gerânio guisado
b) Escreva suas descobertas:
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3-Complete abaixo com outros exemplos de palavras que está pedindo no quadro:
A letra g seguida de e ou i tem o som de j. Exemplo: A letra g seguida de u, e,i tem o som de gue. Exemplo:
geladeira ginástica... Foguete preguiçoso...
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4-A gora vamos ler em voz alta as duas listra de palavras abaixo e responda:

GELATINA JACARÉ
TANGERINA MAJESTADE
GIRASSOL JILÓ
GAROTO JOVEM
GELO JUJUBA
MARGARIDA JACA

a)O que vocês observaram na pronúncia do g?
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b) Observe bem a listra acima as vogais que acompanham o g e o j. O que observaram no som do g e do j?
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1-VAMOS LER O TRECHO DO TEXTO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA.

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

Ana Maria Machado

Era uma vez uma menina, linda.
Os olhos dela pareciam duas azeitonas pretas, daquelas bem brilhantes. Os cabelos eram enroladinhos e bem negros, feito fiapos da noite. A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra quando pulava na chuva.
A inda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laço de fita colorida. Ela ficava parecendo uma princesa das Terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.
Do lado da casa dela morava um coelho branco, de orelha cor-de-rosa, olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava à menina a pessoa mais linda que ele tinha visto em toda a vida. E pensava:
__Ah, quando casar, quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...

2-, DEPOIS DA LEITURA VAMOS CIRCULA AS PALAVRAS NO TEXTO:
PRINCESA, CASA, ROSA E NERVOSO:
3- QUE DESCOBERTA VOCÊ FEZ AO LER ESTAS PALAVRAS?
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4- AGORA LEIA EM VOZ ALTA ESSAS PALAVRAS E MARQUE A CORRETA RESPONDA:
• O som do S em casa tem o som de Z.
• O som do S na palavra sapato tem o som do Z.
• O som do S é igual o som do C em cebola.
4- SEGUA O EXEMPLO ABAIXO OBSERVE E FAÇA IGUAL:
a- rosa: rosinha g- homem:____________________
b- vaso: vasinho h- pardal: __________________
c- riso: ______________ i- pastel: __________________
d- peso: ______________ j- irmão: ___________________
e- casa: ______________ l- anel: ____________________
f- brisa: _____________ m- pé: ______________________

5-EM DUPLA- COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO DOS QUADROS A E B COM S E Z:

COLUNA A
U___AR
CRU___EIRO
TE___OURO
PESQUI___A
A___INHA
ECONOMI___AR
TORNI___ELO
AMOR___INHO

COLUNA B

MIMO___O
CAMI___A
GOSTO___O
PESQUI___AR
BATI___ADO
FA___ENDA
UTILI___AR
DE___ENOVE
ORTOGRAFIA

1.LEIA A LISTRA DAS PALAVRAS ABAIXO E MARQUE UM (X) NO VOCÁBULO QUE ESTÁ GRAFADO CORRETAMENTE.

A) ( ) ABSOLUTO ( ) ABISSOLUTO
B) ( ) ADVINHAR ( ) ADIVINHAR
C) ( ) ADEVOGADO ( ) ADVOGADO
D) ( ) BENEFICENTE ( ) BENEFICIENTE
E) ( ) CARDENETA ( ) CADERNETA
F) ( ) ESTOURA ( ) ESTORA
G) ( ) FREIAR ( ) FREAR
H) ( ) LARGATO ( ) LAGARTO
I) ( ) MENDINGO ( ) MENDIGO
J) ( ) METEOROLOGIA ( ) METEREOLOGIA
L) ( ) MORTANDELA ( ) MORTADELA
M)( ) PENEU ( ) PNEU
N) ( ) PROBLEMA ( ) POBREMA
O) ( ) ROUBA ( ) RÓBA
P) ( ) TÓCHICO ( ) TÓXICO
Q) ( ) SUPERTIÇÃO ( ) SUPERTIÇÃO

ESCREVA AS PALAVRAS QUE VOCÊ ACERTOU:
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OBJETIVO:
O objetivo é compreender que a grafia correta melhora a qualidade da expressão escrita, e estimula a leitura, oferecendo um apoio para os alunos realizarem um plano de autocorreção individual ou grupal, para que possam analisar seus erros ortográficos, empregando atividades lúdicas (cirandas, cantos, rimas).

Um comentário:

  1. Parabéns pela página! Muito bacana postar atividades e ainda esclarecer a proposta de cada uma.
    Abraço!

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