sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sequencia de atividades com textos:

TRABALHANDO COM O TEXTO A FORMIGA E A POMBA

PARA COMPREENDER MELHOR:
1.Agora que você já leu a fábula, escolha o provérbio que melhor representaria a “moral da história”.
( ) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura,
( ) Quem desdenha quer comprar,
( ) Mais vale um pássaro na mão do que dois voando,
( ) Uma boa ação ganha outra.
2.Escreva uma listra de nomes de animais que você mais gosta e que menos gosta.

Animais que gosto. Animais que não gosto
__________________ _____________________
__________________ _____________________
__________________ _____________________
__________________ _____________________
__________________ _____________________



3. Retirem do texto (fábula) palavras:
Monossílaba:_________________________________________________________________
Polissilaba:_________________________________________________________________
Trissílaba:__________________________________________________________________
Dígrafos:____________________________________________________________________

ESTUDANDO O TEXTO A RAPOSA E A SEGONHA

1- Você já leu o inicio da fabula. Agora de um final para ela:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



2- Se você fosse a cegonha, você faria a mesma coisa que a raposa fez ou faria diferente?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Quais são os personagens do texto?
_____________________________________________________________________________________
4- Se você fosse mudar o título do texto, que nome você daria?
_____________________________________________________________________________________
5- Explique por quer a cegonha teve dificuldade de come num prato raso:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ESTUDANDO O TEXTO O DEFUNTO QUE DEVIA
1- Retiram do texto algumas palavras com M e N:

Palavras com M Palavra com N
________________ _________________
________________ _________________
________________ _________________
________________ _________________
________________ _________________




2- Copie um trecho do texto que mais chamou atenção:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3_ Escrevam palavras do texto ditado pela a professora:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



ESTUDO DO TEXTO “O SANDUICHE DA MARICOTA”

1- Faça uma lista de alimento do sanduíche da Maricota e os nomes dos amimais do texto “O sanduíche da Maricota”:

Nomes de animais Nomes de alimento

__________________ ______________________
__________________ ______________________
__________________ ______________________
__________________ ______________________
__________________ ______________________
__________________ ______________________



2- Que sugestões de ingrediente você daria para a Maricota fazer um sanduíche bem gostosos? Escreva abaixo:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



CONTRA FABULA DA CIGHARRA E DA FORMIGA DE PEDRO BANDEIRA

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS COM DIFICULDADE NA LEITURA
1- Complete o trecho da fábula, usando o banco de palavras:

A formiga passava a _________ naquela formicação, esfalfando-se e ___________________ sem parar. Poupava cada _______________, mas não poupava esforço nem preocupações da bolsa das medidas provisórias do _____________ _____________ e das cotações dos fungos, no mercado futuro.

VIDA – TRABALHANDO – CENTAVO - BANCO - CENTRAL

2- Escreva palavras do texto ditada pela professora:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário