segunda-feira, 28 de junho de 2010

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO!

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO

1-VAMOS BRINCAR DE ADIVINHA?

O QUE É, O QUE É?

TEM COROA E NÃO É REI
TEM RAIZ E NÃO É PLANTA
ÀS VEZES PODE DOER
TRABALHA MUITO NO ALMOÇO
E NO JANTAR?
_______________________
DENTE

2- AGORA, FAÇA UMA MÁGICA, COM O POEMA: MUDE UMA LETRA E TRANSFROME A PALAVRA QUE VOCÊ ADIVINHOU.

PENTE GENTE LENTE
___________ _____________ _____________

3-CRIAR UMA PIADA PARA CADA RESPOSRAS NO QUADRO ABAIXO:

ABACAXI BULE CHUVA
______________________ __________________________ ________________________


VAMOS LER

O RATINHO E O LEÃO
ESOPO
UM LEÃO, CANSADO DE TANTO CAÇAR, DORMIA ESPICHADO DEBAIXO DA SOMBRA BOA DE UMA ÁRVORE. VIERAM UNS RATINHOS PASSEAR EM CIMA DELE E ELE ACORDOU. TODOS CONSEGUIRAM FUGIR, MENOS UM, QUE O LEÃO PRENDEU DEBAIXO DA PATA. TANTO O RATINHO PEDIU E IMPLOROU QUE O LEÃO DESISTISSE DE ESMAGÁ-LO E DEXOU QUE FOSSE EMBORA.
ALGUM TEMPO DEPOIS O LEÃO FICOU PRESO NA REDE DE UNS CAÇADORES. NÃO CONSEGUINDO SE SOLTAR FAZIA A FLORESTA INTEIRA TREMER COM SEUS URROS DE RAIVA. NISSO APARECEU O RATINHO, E COM SEUS DENTES AFIADOS ROEU AS CORDAS E SOLTOU O LEÃO.
MORAL: UMA BOA AÇÃO GANHA OUTRA.
Esopo. Fábula de Esopo. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1994
1-ENTENDENDO O TEXTO:
a)QUAL FOI A BOA AÇÃO PRATICADA PELO O LEÃO?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)DE QUE FORMA O RATINHO RETRIBUIU A BOA AÇÃO DO LEÃO?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-ESCREVA OS NOMES DOS PERSSONAGENS DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________________

3-ESCREVA ALGUMAS PALAVRAS DO TEXTO DITADO PELA A PROFESSORA.

_____________________________________________________________________________________


DEPOIS DE TER LIDO O TEXTO O RATINHO E O LEÃO, VAMOS COMPLETAR A SEGUIR DE ACORDO COM O TEXTO QUE VOCÊ LEU:

O RATINHO E O LEÃO
ESOPO
UM LEÃO, ___________ DE TANTO __________, DORMIA ESPICHADO DEBAIXO DA ___________ BOA DE UMA ÁRVORE. VIERAM UNS ____________ PASSEAR EM _______ DELE E ELE ____________. TODOS _____________ FUGIR, MENOS UM, QUE O LEÃO PRENDEU __________ DA PATA. TANTO O RATINHO ¬¬_____________E ___________ QUE O LEÃO _____________ DE ESMAGÁ-LO E ___________QUE FOSSE EMBORA.
ALGUM TEMPO __________ O LEÃO FICOU __________ NA REDE DE UNS _______________. NÃO _______________ SE SOLTAR FAZIA A __________ INTEIRA TREMER COM SEUS __________DE RAIVA. NISSO APARECEU O ___________ E COM SEUS DENTES __________ ROEU AS ________ E SOLTOU O LEÃO.
MORAL: UMA BOA AÇÃO GANHA OUTRA.

Esopo. Fábula de Esopo. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1994

OBSERVAÇÃO: depois que as crianças completar o texto a professora deve levar para o quadro as palavras que eles completaram para discutir a forma correta de escrever.

ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA!!!

ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA
1-A escrita das palavras com o uso do G: Ge, GI, GUE, GUI
Leia as quadrinhas populares a seguir.

PREGUIÇA, QUERES MINGAU?
__QUERO SIM, SE ESTIVER BOM.
ENTÃO PODES VIR BUSCAR,
__ASSIM EU NÃO QUERO NÃO!

EU QUERIA, ELA QUERIA
EU PEDIA, ELA NEGAVA
EU CHEGAVA, ELA FUGIA
EU FUGIA, ELA CHORAVA.
Professor: explica à classe que uma quadrinha é uma estrofe de quatro versos que rimam entre si. Ricardo de Azevedo. Armazém do folclore. São Paulo: Ática, 2000
a)Escreva abaixo as palavras escritas com g e grife as sílabas em que essa letra aparece.

b)Agora responda: qual dessas palavras é escrita com g, mas é pronunciada com o som de j? Separe no quadro abaixo.
Com o som de g Com o som de j

______________________ ________________________
______________________ ________________________
______________________ ________________________

2- Leia em voz alta as palavras dos retângulos azuis e depois as dos amarelos.
a)Qual a diferença entre o som do g das palavras dos retângulos amarelo e azul?
gemido preguiça longe girafa guiar
guilhotina girassol manguezal mágico figueira
foguete sangue tigela caranguejo geladeira
fugir esguicho ginástica gerânio guisado
b) Escreva suas descobertas:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Complete abaixo com outros exemplos de palavras que está pedindo no quadro:
A letra g seguida de e ou i tem o som de j. Exemplo: A letra g seguida de u, e,i tem o som de gue. Exemplo:
geladeira ginástica... Foguete preguiçoso...
______________________ ____________________________
______________________ ____________________________
______________________ ____________________________
______________________ ____________________________
______________________ ____________________________
______________________ ____________________________
______________________ ____________________________
______________________ ____________________________


4-A gora vamos ler em voz alta as duas listra de palavras abaixo e responda:

GELATINA JACARÉ
TANGERINA MAJESTADE
GIRASSOL JILÓ
GAROTO JOVEM
GELO JUJUBA
MARGARIDA JACA

a)O que vocês observaram na pronúncia do g?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Observe bem a listra acima as vogais que acompanham o g e o j. O que observaram no som do g e do j?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

1-VAMOS LER O TRECHO DO TEXTO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA.

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

Ana Maria Machado

Era uma vez uma menina, linda.
Os olhos dela pareciam duas azeitonas pretas, daquelas bem brilhantes. Os cabelos eram enroladinhos e bem negros, feito fiapos da noite. A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra quando pulava na chuva.
A inda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laço de fita colorida. Ela ficava parecendo uma princesa das Terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.
Do lado da casa dela morava um coelho branco, de orelha cor-de-rosa, olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava à menina a pessoa mais linda que ele tinha visto em toda a vida. E pensava:
__Ah, quando casar, quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...

2-, DEPOIS DA LEITURA VAMOS CIRCULA AS PALAVRAS NO TEXTO:
PRINCESA, CASA, ROSA E NERVOSO:
3- QUE DESCOBERTA VOCÊ FEZ AO LER ESTAS PALAVRAS?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- AGORA LEIA EM VOZ ALTA ESSAS PALAVRAS E MARQUE A CORRETA RESPONDA:
• O som do S em casa tem o som de Z.
• O som do S na palavra sapato tem o som do Z.
• O som do S é igual o som do C em cebola.
4- SEGUA O EXEMPLO ABAIXO OBSERVE E FAÇA IGUAL:
a- rosa: rosinha g- homem:____________________
b- vaso: vasinho h- pardal: __________________
c- riso: ______________ i- pastel: __________________
d- peso: ______________ j- irmão: ___________________
e- casa: ______________ l- anel: ____________________
f- brisa: _____________ m- pé: ______________________

5-EM DUPLA- COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO DOS QUADROS A E B COM S E Z:

COLUNA A
U___AR
CRU___EIRO
TE___OURO
PESQUI___A
A___INHA
ECONOMI___AR
TORNI___ELO
AMOR___INHO

COLUNA B

MIMO___O
CAMI___A
GOSTO___O
PESQUI___AR
BATI___ADO
FA___ENDA
UTILI___AR
DE___ENOVE
ORTOGRAFIA

1.LEIA A LISTRA DAS PALAVRAS ABAIXO E MARQUE UM (X) NO VOCÁBULO QUE ESTÁ GRAFADO CORRETAMENTE.

A) ( ) ABSOLUTO ( ) ABISSOLUTO
B) ( ) ADVINHAR ( ) ADIVINHAR
C) ( ) ADEVOGADO ( ) ADVOGADO
D) ( ) BENEFICENTE ( ) BENEFICIENTE
E) ( ) CARDENETA ( ) CADERNETA
F) ( ) ESTOURA ( ) ESTORA
G) ( ) FREIAR ( ) FREAR
H) ( ) LARGATO ( ) LAGARTO
I) ( ) MENDINGO ( ) MENDIGO
J) ( ) METEOROLOGIA ( ) METEREOLOGIA
L) ( ) MORTANDELA ( ) MORTADELA
M)( ) PENEU ( ) PNEU
N) ( ) PROBLEMA ( ) POBREMA
O) ( ) ROUBA ( ) RÓBA
P) ( ) TÓCHICO ( ) TÓXICO
Q) ( ) SUPERTIÇÃO ( ) SUPERTIÇÃO

ESCREVA AS PALAVRAS QUE VOCÊ ACERTOU:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
OBJETIVO:
O objetivo é compreender que a grafia correta melhora a qualidade da expressão escrita, e estimula a leitura, oferecendo um apoio para os alunos realizarem um plano de autocorreção individual ou grupal, para que possam analisar seus erros ortográficos, empregando atividades lúdicas (cirandas, cantos, rimas).

quarta-feira, 26 de maio de 2010

quinta-feira, 18 de março de 2010

quinta-feira, 11 de março de 2010

quarta-feira, 10 de março de 2010

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A velha Contrabandista!

A Velha Contrabandista

Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega - tudo malandro velho - começou a desconfiar da velhinha.
Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:
- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu:
- É areia!
Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.
Mas o fiscal desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas às vezes, o que ela levava no saco era areia.
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
- Mas no saco só tem areia! - insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
- O senhor promete que não "espáia"? - quis saber a velhinha.
- Juro - respondeu o fiscal.
- É lambreta.
Stanislaw Ponte Preta

A Morte da Tartaruga!

A morte da tartaruga
Millôr Fernandes
O menininho foi ao quintal e voltou chorando: a tartaruga tinha morrido. A mãe foi ao quintal com ele, mexeu na tartaruga com um pau (tinha nojo daquele bicho) e constatou que a tartaruga tinha morrido mesmo. Diante da confirmação da mãe, o garoto pôs-se a chorar ainda com mais força.
A mãe a princípio ficou penalizada, mas logo começou a ficar aborrecida com o choro do menino. "Cuidado, senão você acorda o seu pai". Mas o menino não se conformava. Pegou a tartaruga no colo e pôs-se a acariciar-lhe o casco duro. A mãe disse que comprava outra, mas ele respondeu que não queria, queria aquela, viva! A mãe lhe prometeu um carrinho, um velocípede, lhe prometeu uma surra, mas o pobre menino parecia estar mesmo profundamente abalado com a morte do seu animalzinho de estimação.
Afinal, com tanto choro, o pai acordou lá dentro, e veio, estremunhado, ver de que se tratava. O menino mostrou-lhe a tartaruga morta. A mãe disse - "Está aí assim há meia hora, chorando que nem maluco. Não sei mais o que fazer. Já lhe prometi tudo mas ele continua berrando desse jeito". O pai examinou a situação e propôs: - "Olha, Henriquinho. Se a tartaruga está morta, não adianta mesmo você chorar. Deixa ela aí e vem cá com o papai". O garoto depôs cuidadosamente a tartaruga junto do tanque e seguiu o pai, pela mão. O pai sentou-se na poltrona, botou garoto no colo e disse:
- "Eu sei que você sente muito a morte da tartaruguinha. Eu também gostava muito dela. Mas nós vamos fazer para ela um grande funeral". (Empregou de propósito a palavra difícil). O menino parou imediatamente de chorar. "que é funeral?" O pai lhe explicou que era um enterro. "Olha, nós vamos à rua, compramos uma caixa bem bonita, bastante balas, bombons, doces e voltamos para casa. Depois botamos a tartaruga na caixa em cima da mesa da cozinha e rodeamos de velinhas de aniversário. Aí convidamos os meninos da vizinhança, acendemos as velinhas, cantamos o "Happy Birth-Day-To-You" pra tartaruguinha morta e você assopra as velas. Depois pegamos a caixa, abrimos um buraco no fundo do quintal, enterramos a tartaruguinha e botamos uma pedra em cima com o nome dela e o dia em que ela morreu. Isso é que é funeral! Vamos fazer isso?"
O garotinho estava com outra cara. "Vamos papai, vamos! A tartaruguinha vai ficar contente lá no céu, não vai? Olha, eu vou apanhar ela". Saiu correndo. Enquanto o pai se vestia, ouviu um grito no quintal. "Papai, papai, vem cá, ela está viva!" O pai correu pro quintal e constatou que era verdade.
A tartaruga estava andando de novo, normalmente.
"Que bom, hein?" - disse - "Ela está viva! Não vamos ter que fazer o funeral!" "Vamos sim papai" disse o menino ansioso, pegando uma pedra bem grande - "Eu mato ela"